Total de visualizações de página

sábado, 2 de junho de 2012

Agradecimentos e convite


      É com muita satisfação que agradecemos ao empenho e ao especial esforço de todos na primeira sessão do Simpósio do Centenário do Contestado, realizado em Florianópolis, na UFSC, entre 29 de maio e 1 de junho. Foram apresentados os trabalhos de 36 pesquisadores (em Conferências, Mesas de Comunicação de Trabalhos e banners de estudantes de Iniciação Científica) e - em que pese a greve dos transportes públicos -  a inscrição de 100 ouvintes (entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais).
     Nossas próximas sessões de Pelotas (UFPEL, 29 a 31 de agosto) e Chapecó (UFFS, de 18 a 22 de outubro) deverão dar continuidade ao processo de debate e formação de uma rede de estudiosos sobre o Contestado e a História, a Memória, a Economia, a Cultura e a Sociedade do Brasil Meridional agregando, além de um grupo de participantes da sessão de Florianópolis, novos pesquisadores sobre estas temáticas.
     Renovamos nosso reconhecimento às Instituições apoiadoras: CAPES, Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, PET-História da UFSC, Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante da UFSC, UFPEL, UFFS e Livraria Livros&Livros.
     Atenciosamente,

A Comissão Organizadora
     

2 comentários:

  1. Interessante iniciativa a da UFPEL, secundando a Universidade Federal de Santa Catarina, a de organizar simpósios alusivos ao centenário de um dos mais importantes movimentos populares havidos no interior do Brasil, durante o período Republicano, pela sua extensão tão ou mais importante do que a Guerra de Canudos. LAMENTÁVEL, porém, foi a AUSÊNCIA, ou, ao menos, a REFERÊNCIA a um dos maiores intelectuais de Santa Catarina e autor de uma das melhores obras, senão a melhor, sobre o Contestado que é o jornalista Paulo Ramos Derengoski, da Cidade de Lages. Pesquisador da história do Contestado, há mais de quarenta anos, Derengoski produziu diversas obras sobre o assunto como "Guerra no Contestado", "Desmoronamento do Mundo Jagunço", “Os rebeldes do Contestado”, “Os cavaleiros do fim do mundo”,e ainda obras sobre outros temas como “Viagens de um Repórter”, “Visão Poética da Natureza”, “Olhar Brasileiro sobre Grandes Pintores” e “Pracinhas e Aliados — Grandes Batalhas de Guerra”. Com toda a certeza, se convidado, Paulo Derengoski, poderia brindar-nos, ao vivo, com o seu brilhante e qualificado convívio, com seu profundo conhecimento de pesquisador que vai às fontes primárias dos registros históricos,e, além disso consegue agregar, de forma muito viva, toda a sua experiência de militância revolucionária e a sua visão dialética de Mundo. Agosto de 2012. Prof. Jorge Roberto Guimarães. Aposentado da Faculdade de Direito da UFPel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Prof. Jorge Guimarães
      Obrigado por sua mensagem. Como o senhor pode ver nos arquivos anteriores do blog, nossa chamada para o Simpósio foi pública, realizada em várias mídias e sites de divulgação, especialmente de profissionais de História. Foi uma chamada para inscrições de trabalhos inéditos. Infelizmente não recebemos a inscrição do sr Derengoski que, sem dúvida, poderia dar sua importante contribuição. Então, deixo aqui muito claro que não houve qualquer exclusão ou censura deliberada.
      Atenciosamente,
      Paulo Pinheiro Machado
      pela Comissão Organizadora

      Excluir